terça-feira, 1 de maio de 2007

O ninho de passarinho

O ninho de passarinho

MT 6:26) - ¨Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?¨

Certo dia encontrei uma casa de marimbondos abandonada. Resolvi abrir um pouco mais a abertura de entrada na casa e a pendurei no beiral de minha casa. Não demorou muito e um pequeno passarinho resolveu construir o seu ninho na velha casa de marimbondos.
Do local onde faço meu devocional todas as manhãs, passei a abservar o trabalho deste passarinho, cumprindo assim literalmente a orientação de Jesus de “Olhai para as aves do céu...” O que observei?
1-Trabalho – construir o ninho levando no bico galhinho por galhinho dá muito trabalho. Isto era feito com diligência, dia após dia, até o ninho ficar pronto.
2- Descanso – Depois do ninho ficar pronto e os filhotes nascido, observava os muitos vôos da mamãe passarinho buscando o alimento para os filhos. Nunca vi uma expressão de preocupação em sua face do tipo: ¨Será que conseguirei o alimento hoje?¨ Mas me parecia tranqüila e certa de que conseguiria a comida para aqueles filhos sempre famintos.
3-Espírito de luta – Aquela avezinha não ficava dentro de seu belo ninho, passiva, esperando o milagre acontecer. Logo que o dia amanhecia ela lançava seu primeiro vôo em busca de alimento. Muitos perigos envolvia a saída do ninho como predadores de várias espécies, inclusive a nossa. Mas a valente passarinha encarava a luta de cada dia.
Observando esta ave, pude concluir que: nunca devemos desprezar o trabalho; fazer tudo com disciplina e diligência; lançar sobre Jesus toda a minha ansiedade, lembrando que basta à cada dia o seu mal; encarar cada dia com espírito de luta. Mesmo sabendo dos combates que me esperam diariamente, não posso me isolar. Tenho que me lançar por fé nos desafios que me aguardam.
Certo final de tarde, enquanto eu e minha esposa observávamos o ninho de passarinho da janela de nosso quarto, percebemos uma cobra muito próximo do ninho, preparando-se para o ataque aos pequenos filhotes. Num impulso, saí da casa e matei a cobra. Assim, no dia seguinte pela manhã pude ver novamente a alegria da mamãe passarinho lançando-se no seu vôo matinal para encarar mais um dia.

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi Paulinho, Paz!

Entrei eu seu blog e li este texto. Gostei muito. Deverei usá-lo provavelmente na pastoral do boletim no próximo domingo (17.02.08. Deus os abençoe. Vocês são realmentes obreiros dignos de honra! Um abraço. Pr. Valteci