terça-feira, 1 de maio de 2007

Fazendo Guerra por Conta Própria

Consequências de fazer guerra por conta própria
NM 14:37 - Aqueles mesmos homens que infamaram a terra, morreram de praga perante o SENHOR.
NM 14:38 - Mas Josué, filho de Num, e Calebe, filho de Jefoné, que eram dos homens que foram espiar a terra, ficaram com vida.
NM 14:39 - E falou Moisés estas palavras a todos os filhos de Israel; então o povo se contristou muito.
NM 14:40 - E levantaram-se pela manhã de madrugada, e subiram ao cume do monte, dizendo: Eis-nos aqui, e subiremos ao lugar que o SENHOR tem falado; porquanto havemos pecado.
NM 14:41 - Mas Moisés disse: Por que transgredis o mandado do SENHOR? Pois isso não prosperará.
NM 14:42 - Não subais, pois o SENHOR não estará no meio de vós, para que não sejais feridos diante dos vossos inimigos.
NM 14:43 - Porque os amalequitas e os cananeus estão ali diante da vossa face, e caireis à espada; pois, porquanto vos desviastes do SENHOR, o SENHOR não estará convosco.
NM 14:44 - Contudo, temerariamente, tentaram subir ao cume do monte; mas a arca da aliança do SENHOR e Moisés não se apartaram do meio do arraial.
NM 14:45 - Então desceram os amalequitas e os cananeus, que habitavam na montanha, e os feriram, derrotando-os até Horma.

1. Agindo por impulso – Apos sofrerem a consequência da desobediência a Deus em conquistar a terra e receberem a noticia de que pereceriam no deserto. O povo por um impulso decide agora fazer o que deveriam ter feito antes. Num impulso decidem fazer a guerra pensando que Deus mudaria de ideia e estaria com eles na batalha. Mas retornar para o deserto era a disciplina pela incredulidade deles. Eles estavam incapacitados de entrar na batalha.
2. Obstinação – Não ouviram o conselho da liderança e decidiram por conta própria fazer a guerra, mesmo sendo advertidos de que Deus nao estava com eles neste combate. E na obstinação partiram contra o inimigo.
3. Consequências da Obstinação – Derrota total, apanharam do inimigo, perderam a batalha. DEUS NAO ESTAVA COM ELES.
4. APLICAÇÃO – Quando Deus me corrige tenho que aceitar as consequências imposta por Ele com quebrantamento. O verdadeiro arrependimento não tenta compensar o erro cometido através de um impulso “zeloso”. O fruto do arrependimento vem de aceitar o perdão de Deus e pedir graça para aceitar as consequências e obedecendo-O de forma incondicional. Ainda que esta obediência implique em ficar fora da batalha e retornar para o deserto.
Não fazer guerra por conta própria, nem mesmo movido pelo zelo de defender o Reino de Deus. SENHOR PECISO DE TI PARA ME GUIAR NA BATALHA.

Nenhum comentário: