terça-feira, 1 de maio de 2007

O ingá Cipó e o Apostolo

O INGÁ CIPÓ E O APÓSTOLO

O Ingá Cipó é uma árvore de crescimento rápido e que produz umas vagens tipo um cipó com umas sementes grandes envolvidas por uma polpa branca e suculenta. As sementes começam a germinar dentro da vagem e parecem que querem saltar para terra e criar raiz rápido.
O Ingá Cipó pode ser plantado em terrenos degradados, onde praticamente toda a matéria orgânica foi retirada e o solo não produz mais nada a não ser ervas daninhas. O Ingá vai crescer e suas raízes vão buscar nutrientes nas profundidades da terra. Ele, por ser uma leguminosa, irá enriquecer o solo com nitrogênio. Suas flores produzirão néctar para as abelhas. Suas folhas e galhos irão cair e formar uma camada de matéria orgânica, deixando o solo, antes degradado, agora pronto para manter outras plantas que são mais exigentes quanto à qualidade da terra. Então, à sombra do Ingá Cipó surge um novo ecossistema rico numa biodiversidade, onde podem crescer árvores economicamente viáveis que podem ser muito lucrativas. Em seguida, o Ingá Cipó pode ser podado e até mesmo arrancado, pois ele já gerou um sistema agro-florestal que não mais depende dele.

Será o Ingá Cipó como um Apóstolo, que chega em uma terra degradada e sem vida e começa a plantar sua raízes, crescer, trazer nutrientes, trazer novas fontes de vida e recursos para que, nas suas sombras cresçam outras árvores maiores e melhores? Como o ingá Cipó, o apóstolo é aquele pioneiro que inicia um trabalho novo, buscando estratégias adequadas, abrindo novos caminhos, implantando o sistema do Reino de Deus. Após o sistema implantado, o apóstolo não é mais necessário e pode buscar novos solos degradados para restaurar.

LUIZ PAULO GOMES

Nenhum comentário: