terça-feira, 1 de maio de 2007

Clamando por sabedoria

Clamando por sabedoria
Provérbios 2:1-5
1 FILHO meu, se aceitares as minhas palavras, e esconderes contigo os meus mandamentos,
2 Para fazeres o teu ouvido atento à sabedoria; e inclinares o teu coração ao entendimento;
3 Se clamares por conhecimento, e por inteligência alçares a tua voz,
4 Se como a prata a buscares e como a tesouros escondidos a procurares,
5 Então entenderás o temor do SENHOR, e acharás o conhecimento de Deus.
1.O que este texto me ensina? – Que eu posso optar por sabedoria ou não, Se aceitares,(v1) posso decidir se quero fazer as coisas simplesmente a minha maneira ou buscar entesourar as palavras do SENHOR em meu coração. Quando decido que quero ter um coração sabio existe algumas coisas básicas que preciso fazer:
a.Ter ouvido atento – disposição pra escutar, aprender ouvir a voz do SENHOR, treinar o ouvido.
b.Inclinar o Coração ao entendimento – Tenho que mover meu coração para ter entendimento. Inclinar para o lado do entendimento. Esta é uma decisão consciente que tenho que fazer. Desviar da estultice, ignorância e buscar o entendimento.
c.Clamar e alçar a voz – Fazer isto por conhecimento e inteligência, voz alta clamor, levar diante de Deus as situação que ainda não tenho entendimento e clamar alçar a minha voz buscando o conhecimento e a inteligência.
d.Sabedoria, entendimento, conhecimento – É algo valioso, tenho que buscar como quem busca riqueza. É um verdadeiro tesouro.
e.Como resultado – Buscando esta sabedoria vou compreender o temor do SENHOR, e vou achar o conhecimento de Deus sobre cada situação.
2.O que vou fazer com base nisto?:
a.Deixar o ouvido atento para todos os detalhes que cercam a minha vida e os sinais que Deus está mostrando.
b.Resistir a estultícia e a ignorância – não deixar ser levado pela ingenuidade e as armadilhas das emoções. Tenho que inclinar o meu coração para tomar as decisões com entendimento. Não preciso tomar minhas decisões no escuro ou num vaco de informações.
c.Clamar, levantar a voz – Preciso urgentemente separar momentos para clamar levantar a voz diante de meu SENHOR. Buscar como algo valioso o entendimento. Dentro daquilo que o meu coração está inclinado a fazer preciso compreender o temor do SENHOR e adquirir os pensamentos de Deus, sobre os desafios missionários que aparecem

Nenhum comentário: