quarta-feira, 2 de maio de 2007

Fazendo Análise de Malária


A malária é uma doença tropical comum na região e que se não for devidamente tratada leva a óbito. Não existe vacina, é transmitida por um mosquito na região amazônica chamado de carapanã.
Nos primeiros seis meses de nossa equipe no rio Tapauá tivemos varias malarias e como não tinha um posto próximo para fazer uma analise, nunca sabíamos qual tipo de medicamento tomar.
No ano seguinte fomos abençoados com um microscópio e começamos a fazer analise de malaria na comunidade do Camaruã. As pessoas viajavam dias vindo do alto dos rios em suas pequenas embarcações em busca de tratamento em nossa comunidade.
Uma vez chegou em nosso porto um pequeno barco vindo de um lugar chamado rio do sol. Colhemos vinte e duas laminas de sangue pois praticamente todas as pessoas do barco estavam com febre. Uma criança pequena estava com malária e sua irmã com os mesmos sintomas havia falecido durante a demorada viagem até Camarua.
Fomos pioneiros na analise de malaria naquele rio. Hoje tem um posto bem montado na Foz do rio Tapauá com dois microscopistas contratados pela prefeitura atendendo a população.
Foi Deus quem abriu caminho para aquelas famílias isoladas receberem o atendimento. Demonstrando seu amor que vai alcançar todas as famílias da terra.





Nenhum comentário: