Desde que nos entendemos por gente ouvimos as definições sobre ser um homem com "H" maiúsculo: Homem macho, que não leva desaforo para casa, espertalhão, mulherengo e por aí vai. Mas atrelado a esses conceitos nós temos na sociedade de hoje uma verdadeira crise de hombridade, que na essência da palavra quer dizer nobreza de caráter. Esta hombridade já não é mais cultivada, velada, desejada, praticada. Basta ver nos escândalos da classe política em nossa nação. Dificilmente alguém assume responsabilidade pelos erros cometidos. O que na verdade existe é uma verdadeira transferência de culpa tentando se eximir das responsabilidades: "Eu não vi, não sei de nada, não tenho nada com isso, esta imagem não é minha...." é a herança de nosso ancestral mais antigo o: Adão..." a culpa não é minha". Então com isso nós temos uma geração de homens com "H" que não quer assumir suas responsabilidades, tornando-se peritos em transferi-las: tomar decisões como marido, pai, trabalhador, líder... Henry Trumam, presidente norte americano durante o final da segunda guerra mundial tinha uma tabuleta em sua mesa no gabinete presidencial que dizia: "As transferências de responsabilidades terminam aqui". Ou seja, eu tomo decisões e assumo as conseqüências. Este nível de hombridade está em falta hoje.
Mas o que será que é ser homem de verdade? O Dr. Edwin Cole em seu minsitério com Homens, disse: "Hombridade e semelhança a Cristo são sinônimos". Ser homem é ser como Jesus Cristo. Ele é o referencial, o modelo a ser seguido. Adão, como primeiro homem, se eximiu de suas responsabilidades, transferiu culpa, não reconheceu seu pecado. Cristo por sua vez assumiu a responsabilidade pelo pecado de toda humanidade, chamou para si as conseqüências da morte. Ele nos deu a verdadeira lição e definição do que é ser homem de verdade. Então, a verdadeira nobreza de caráter está em ser um imitador de Cristo. A real hombridade consiste em ser homem com "C" Maiúsculo, de cristão, pequeno Cristo, semelhante a Cristo, a estatura do varão perfeito. Também não podemos nos conformar com uma geração de homens frouxos, super sensíveis ao confronto e a exortação. Se dermos um passeio pela Bíblia, veremos que Deus trata os homens com muita firmeza e os desafia.
Homens, nós fomos criados para assumir responsabilidades e sermos desafiados por Deus para grandeza de caráter. Mais do que isso, fomos criados para a glória de Deus.
3 comentários:
QUERIDOS IRMÃOS EM CRISTO, PAULO E ELIETE
Este tempo que temos vivido em companhia de vocês tem sido de grande aprendizado, tenho muita admiração pelo trabalhos dos dois, oro a Deus para que tudo se encaminhe de acordo primeiramente com a vontade Dele e também de vocês, podem contar com nossas orações e apoio.
QUERIDOS IRMÃOS EM CRISTO, PAULO E ELIETE
Este tempo que temos vivido em companhia de vocês tem sido de grande aprendizado, tenho muita admiração pelo trabalhos dos dois, oro a Deus para que tudo se encaminhe de acordo primeiramente com a vontade Dele e também de vocês, podem contar com nossas orações e apoio.
Sinto um baita orgulho de voces. Bjssssssssssssssssssssssssssssss
Michelle leal
Postar um comentário