segunda-feira, 6 de abril de 2009

Que cerimônia é esta?

"Que cerimônia é esta?"

Escrito em 28/03/08


Quando os seus filhos lhes perguntarem: O que significa esta cerimônia?....” Ex 12:26


Respondam-lhes: É o coelhinho que trouxe um lindo e delicioso ovinho de chocolate para celebrar a ... O coelho representa o .... e o ovinho de chocolate representa o ....

Sinceramente o que vamos responder a nossos filhos neste dia onde a indústria das vendas e o sistema de engano governam?

Nossa filha tem três anos e está estudando o infantil II numa escola cristã que estamos gostando muito. A escola não comemorou com coelhinhos e ovos. Mas acabou ganhando uma doação de ovos de chocolate no último dia antes do feriado para todos os alunos. A diretora me procurou e disse: - Sua filha pode ganhar um? Respondi que não. Mas sei que ela é criança e é inevitável o “porque não?” precisamos voltar para a Bíblia , para os símbolos que ela mostra e seus significados.

Voltei para casa com Daniela peguei a Bíblia ilustrada dela e algumas figuras que usamos para ensinar a Bíblia. Contei a história da páscoa e decidimos encenar esta história. Pegamos tinta vermelha e um pequeno pincel onde ela pôde pintar os umbrais da porta do quarto dela. Depois comemos um pão para lembrarmos do pão sem fermento(santidade), um pouco de salada de alface para lembrar as ervas amargas(escravidão), um pedacinho de carne para lembrar o cordeiro morto(a morte é conseqüência da desobediência). Finalizamos com uma pequena ceia lembrando que a Páscoa era uma festa profética que apontava para Jesus, o verdadeiro cordeiro Pascal. E que hoje podemos nos esconder da condenação debaixo de seu sangue. Decidimos orar agradecendo a Deus pelo cordeiro pascoal. A Daniela disse: “Eu quero orar” e fez a oração dela e depois orou para que outras crianças tivessem este entendimento de que o ovo de chocolate não simboliza a páscoa.

Quando analisamos Êxodo 12 e depois comparamos com Jesus cumprindo a Páscoa em detalhes, é impossível acharmos algum significado em outros símbolos que mereçam crédito. Realmente a Páscoa é uma profecia cumprida em sua totalidade. O que era sombra agora é realidade. Celebremos então a Ceia do Senhor, trazendo à memória que o verdadeiro cordeiro Pascal, JESUS CRISTO, foi sacrificado em nosso lugar.

Assim poderemos responder a nossos filhos: “Esta é a páscoa do SENHOR....” Ex 12:27


O Cordeiro Pascal

O Cordeiro Pasc
Nesses dias ouvimos muito sobre a páscoa que o mundo comemora, ovos de chocolate, coelhos, mercados e lojas decorados, outros passam pela semana chamada “santa” com tristeza pela morte de Jesus. Mas qual é o verdadeiro significado da Páscoa para nós hoje?

Páscoa No Antigo Testamento
1) Instituição da 1ª Páscoa = passagem, travessia, libertação – o ritual aconteceu na saída do povo do Egito. (Êxodo 12)
a. Foi instituída por Deus para que o povo nunca esquecesse do livramento(libertação da escravidão, 430 anos debaixo do jugo de faraó no Egito)

2)
O Cordeiro Pascal
a. Sem defeito, era preso e observado para constatar sua pureza (Ex 12:5)
b. Deveria ser sacrificado no começo da tarde(Ex 12:6)
c. O sangue deveria ser posto nos portais da casa para que a morta não visitasse os moradores(Ex 12:7,12-13)
d. Não deveria ser quebrado osso algum(Ex 12:46)

3)
Importância da Páscoa para os Hebreus
a. Deveria ser comemorada todos os anos na mesma data (Ex 12:14)
b. Deveria ser ensinado para as crianças(Ex 12:26-27)
c. Deveria ser um testemunho par o estrangeiro(Ex 12:48)
d. Relembrava uma atitude prontidão, não era o fim mas o inicio de uma Nova vida, liberdade(Ex 12:11)

4)
Santa Ceia no Novo Testamento
1) Jesus institui a Ceia para trazer a nossa memória que fomos escravos do pecado, mas fomos libertos pelo seu sangue na cruz. Não tem data marcada para ser comemorada, pode ser até todos os dias(Lucas 22:19-20).

2)
JESUS é nosso Cordeiro Pascal(1Co 5:7-8)
a. Preso, observado – Achado sem defeito(1 Pe 1:18-19)
b. Sacrificado no inicio da tarde(Lc 23:44-46)
c. Seu sangue nos purifica de todo pecado(1 Jo 1:7)
d. Deve ser testemunho a todas as nações(Mt 28:29-20)
e. Não quebraram osso algum(Jo 19:36)

3)
A importância do Sacrifício de JESUS na vida dos cristãos:
a. Deve ser celebrado todos os dias, com louvor e gratidão por estarmos livres da escravidão do pecado.
b. Nossas crianças devem ser ensinadas que a única maneira de ficar livre da morte eterna é estar debaixo deste sangue
c. Temos que viver uma atitude de prontidão, marchando sempre, sabendo que somos cidadãos de uma outra pátria.
d. Temos a responsabilidade mostrar o caminho a outros.