sábado, 9 de fevereiro de 2008

Aquecimento Global ou Era do Gelo?

Aquecimento Global ou Era do Gelo?


Este tema tem dominado os noticiários e inspirado até os filósofos a escrever sobre o assunto. A Comunidade científica tenta entender e fazer as previsões baseados em dados e coletados nos últimos anos. Vários estudos têm sido feitos sobre o futuro do nosso planeta. Mas parece um fato comprovado de que o “Aquecimento Global” está causando muitas tragédias no mundo todo. Mas alguns estudos também mostram que é possível uma “Era Glacial”. Esta possibilidade inspirou o filme "O dia depois de amanhã (The day after tomorrow)", onde mostra que os efeitos do aquecimento global iria produzir uma “Era do Gelo”. Mas é interessante que a Bíblia também fala desses dois temas: 2 Pedro 3:10-12 nos fala sobre um super aquecimento que destruirá tudo. Em Mateus 24:29 e Marcos 13:24 fala de um momento onde o sol e a lua escurecerão. Sem o sol teremos um momento “Glacial”. Mas deixando essas duas possibilidades que abririam muitos questionamentos e estudos, quero tratar de um aquecimento e um esfriamento muito mais evidente na Igreja de Jesus hoje. Quero chamar de Esfriamento GRacial e Aqueciemnto Pessoal:

  1. Esfriamento GRacial (graça)– Estou usando este termo para falar de esfriamento da GRAÇA de Deus. Assim como seria um erro de linguagem falar esfriamento glacial, pois se é glacial já é frio, também o esfriamento da GRAÇA de Deus deveria ser quase uma impossibilidade. Isso porque quando reconhecemos nossa incapacidade de chegar a Deus por nossas obras e que estávamos desesperadamente perdidos. E voluntariamente escolhemos sentar no banco dos réus e assumir nossa culpa pelo pecado. Neste julgamento não recebemos o castigo que merecemos e ainda assim alcançamos por um favor não merecido o perdão, não porque a pena foi relaxada ou a lei mudou, mas porque um justo pagou o preço requerido pela lei a: “Morte”. Então deveríamos viver eternamente gratos por estarmos livres desta condenação. Mas Jesus mesmo afirmou que por se multiplicar a iniquidade, o amor de quase todos se esfriará (Mt 24:12). Essa multiplicação da iniquidade começa a se tornar evidente quando começamos a justificar pecados com a expressão “todo mundo faz”; “não tem nada a ver”; “os tempos mudaram”e assim o pecado vai se tornando natural e de uma maneira lenta o Espírito vai se apagando. Dá-se início a “Era do Gelo” na vida deste indivíduo.

  2. Aquecimento Pessoal – vai na contra mão do “esfriamento gracial”; não nos conformamos com este mundo, renovamos nossa mente com a Palavra de Deus, nos posicionamos contra um sistema que está dominado pelo maligno, buscamos o poder de Deus, exercemos fé para ficarmos livres do pecado, mantemos vivo em nossa mente a simplicidade do Evangelho que nos confronta com a morte de um Justo em nosso lugar e nos coloca na posição de santidade diante do trono de Deus. Não podemos nos esquecer de detalhes importantes neste aquecimento como: morte, sangue, aliança, vida eterna... O aquecimento constante nos livra do frio e do gelo.

Para concluir, estamos diante de mais uma impossibilidade: fogo e gelo ao mesmo tempo. Mas parece que teremos uma era dentro da Igreja com corações aquecidos, inflamados, apaixonados por Jesus, avivados, compromissados, vivendo o Aquecimento Pessoal e se juntando a um Aquecimento Global. Mas também haverá corações gelados, esfriando, congelando, vivendo a “Era do Gelo”. Tenho que terminar sendo objetivo: Em qual era você está entrando: na “Era do Gelo” ou do “Aquecimento Pessoal”?




São José do Calçado


Nosso tempo em São José do Calçado foi muito edificante para nossas vidas. A convivência com os irmãos gerou laços de relacionamentos mais profundos e o retorno dos ensinamentos dado foi muito gratificante. Nos despedimos com o coração cheio de saudades e orando para que continuem crescendo rumo às intenções de Deus para suas vidas.

Durante nosso tempo, além de manter as atividades normais da Igreja, focalizamos no ensino cronológico das Escrituras e na consolidação de novos convertidos:

  1. Ensino Cronológico – Usando gravuras, demos um panorama Bíblico de forma cronológica mostrando o pensamento de Deus na história da humanidade. Focalizamos nossa herança pecaminosa desde Adão e a impossibilidade de chegarmos a Deus por nossas próprias obras. Trabalhamos na Lei para mostrar que somos transgressores da Lei e que o preço exigido é a morte, a separação eterna de Deus. Foram várias lições preparando o terreno para deixar claro a nossa condenação e depois do desespero de estar perdido então pode vir as Boas Novas. Pudemos apresentar Jesus, amarrando os detalhes do Velho Testamento com o sacrificio Dele. Pudemos voltar para história de Abraão e mostrar que Deus proveu o cordeiro para o sacrifício nos livrando da morte, “Jeová-Jiré”. Encerramos este tempo com uma ceia aplicando os ensinamentos nesta celebração que Jesus institui. Cada vez que fazemos somos renovados na riqueza de detalhes das Escrituras e na simplicidade que é trabalhado no nosso entendimento a obra da redenção em Jesus Cristo. Nos emociona, nos aquece, nos apaixona, nos enche de esperança, nos lembra da aliança de noivado e que o Noivo está preparando um lugar e movidos pelo Espírito podemos dizer Maranata, Vem SENHOR JESUS!

  2. Consolidação de Novos Convertidos – Começamos a ministrar sobre o valor de se tornar disicípulos de Jesus. E iniciamos um acompanhamento para dar início a um novo momento de discipulado na Igreja, para que de uma forma sistemática possa ser gerado discípulos compromissados com o Reino.

  3. Retiro de Carnaval – Deus providenciou um local bem interessante, numa escola num pequeno distrito de Calçado. Foi um tempo precioso onde tudo girou em torno de guerra. O Tema era Combatento o bom combate de Cristo.

  4. Descanso do pastor e família – E o objetivo principal foi cumprido: o pastor e sua família conseguiram descansar e renovar suas forças. Retornaram animados para uma congregação que os ama muito.

Chegaremos em Ctba no dia 11/02 e no dia seguinte a Daniela vai começar ir para escola; será o primeiro dia.

Em Cristo

Paulo, Eliete e Daniela